MISSÃO

A Missão maior da nossa Associação Humanitária é a protecção de pessoas e bens, designadamente o socorro a feridos doentes ou náufragos e a extinção de incêndios detendo e mantendo, para esse efeito, um Corpo de Bombeiros.

Pode ainda a Associação desenvolver outras actividades na área da saúde da cultura ou do social, o que também faz.
Assim sendo os serviços que os nossos bombeiros prestam no seu dia-a-dia, podem dividir-se em:

SOCORRO

– São, em primeira linha, os serviços que nos surgem frequentemente, accionados pelo CODU (centro de orientação de doentes urgentes), para socorro imediato, com tripulação nossa e viatura do INEM.
– São ainda os pedidos para qualquer outra ocorrência mais ou menos grave (incêndio, inundação, acidentes vários), em que a nossa presença é solicitada pelas estruturas operacionais a nosso montante e com poder para tal, por outros corpos de bombeiros ou, na maioria das situações, pelas próprias pessoas que necessitam de ajuda.

TRANSPORTE DE DOENTES

– São os serviços prestados no âmbito do acordo existente com a ARS e que ocupam diariamente grande parte dos nossos assalariados e das viaturas de transporte de doentes. São os transportes de doentes à hemodiálise, a consultas várias ou à fisioterapia. São serviços programados de 2ª a sábado que se iniciam às 6h30 e terminam pelas 00h30. Estes serviços são prestados geralmente na zona de Braga, mas também surgem, com frequência, pedidos de transporte para outras localidades mais distantes, sobretudo para o Porto.
Além destes, mais ou menos programados, existem todos os pedidos de particulares, sócios ou não, que nos ligam pedindo transporte para as suas consultas, onde quer que sejam.

REPRESENTAÇÕES/PREVENÇÕES OU OUTROS DE CARÁCTER SOCIAL

– São serviços prestados sempre que os bombeiros são solicitados para guardas de honra ou só de presença, em cerimónias civis e religiosas e ainda todas as outras prevenções solicitadas para eventos de carácter festivo, desportivo ou académico.
Pertencem também e este âmbito as participações dos nossos bombeiros, nas nossas próprias cerimónias ou sempre que estão em representação da nossa Associação.